InícioRPG TibiaRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas para uma melhor interpretação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Xiahou Dun
Nobre
Nobre
avatar


Ficha da Personagem
Personagem:
Vocação:

MensagemAssunto: Dicas para uma melhor interpretação.   Qui Ago 14, 2008 8:22 pm

Começando
Aqui vou postar um pouco de minhas experiências para que os novatos possam aprender como usar o roleplay mais eficientemente. Não é preciso ler tudo, leia o que mais desperta o teu interesse. Boa leitura.

~>O inicio
Quando se descobre a Langobardis bate aquela vontade de tirar o personagem de Rookgard e sair correndo para a sede, porém isso não é aconselhável. A muitas coisas a se pensar, tais como personalidade, físico, história de vida e relações com os demais personagens. Isso pode te salvar de vários erros futuros, o que é muito bom.

~>O personagem
Tenha em mente o seguinte: você pode ser tudo, tudo, só use o bom senso e tenha em mente que nem todos podem te receber bem. Você quer ser um mago das trevas que retira mortos-vivos do centro da terra para atacar quem bem deseja, por um lado é bom, você será temido e respeitado, mas olhando por outro lado, você terá alguns possíveis inimigos, desavenças e nem todos vão querer conversar com teu personagem. Tibia é um mundo real, há medo e há confiança cabe ao seu personagem conquistá-los ou perde-los.

~>O jogador
Você é uma pessoa diferente do seu personagem, atitudes tomadas dentro do jogo não podem te afetar fora do próprio, se seu personagem matar alguém, esse alguém não terá o direito de reclamar em off. O que começa no jogo acaba por ali mesmo.

~>Os outros
Não, não eu não te odeio na realidade só porque eu não falei com o seu personagem ou porque eu taquei uma sd, meu personagem fez aquilo, não eu. Você pode ser quem for em off, no jogo você tem que conquistar os demais personagens com os méritos do seu personagem, não com suas habilidades em off-game.

~>Características
Isso é um fator muito importante na sua jornada como roleplayer e na definição do seu personagem. Tente sempre fazer um background e tê-lo em mente. Eu considero o background as regras do seu personagem, você tem que seguir o que estiver postado lá. Quanto mais regras mais composto o personagem é, e logo mais complicado. Lembrando que você não é obrigado a postar seu background e pode esconder algumas informações que podem ser vistas como spoil para os demais.

~>Personalidade
Defina se ele é: ganancioso, feliz, modesto, triste, machista, namorador, medroso, corajoso enfim, tudo que se relacione a personalidade. Uma dica muito valiosa é usar algumas personalidades com algumas semelhantes a sua, jogador, assim você poderá se virar melhor aplicando suas características no personagem.


~>Físico
Defina se ele é: forte, fraco, alto, baixo, gordo, magro, atlético, defina o seu físico em geral. Outra dica muito útil: Primeiro idealize a imagem ou a tenha em mãos e depois comece a descrevê-la

~>História
Tão importante como as outras, essa é a parte onde você descreve a história do seu personagem, onde ele viveu, com quem viveu, como passou seus dias em certo período de tempo. Pense antes na história, depois crie o personagem.

~>Relações com os demais personagens
Aqui você define como ele se relaciona com os demais. Ele é teimoso? Maléfico? Calado? Emocionado? Tímido? Autista? Invente.

~>Palavras finais
Não necessariamente você precisa ser bonzinho, pode ser o que quiser, tenha suas idéias e não deixe que o fato de ser um aprendist e estar sempre avaliado te impeça de expor a personalidade do personagem. Não precisa entrar na Langobardis para ser um roleplayaer, atualmente temos roleplayers de alta classe e não são nem aprendists. Procure não roleplayar apenas com os grandes, lembre-se que se visa a diversão, não se restrinja a roleplayar com uma pessoa só porque ela é participa de uma hierarquia alta, isso é uma coisa que mancha muito com a imagem de um roleplayer e acredite você estará mais longe da tão sonhada promoção.

----------------

Intermediário

Depois de ter aprendido o básico do roleplay e de como a comunidade funciona leia esse, o guia para os intermediários.

~>Amigos in-game, amigos off-game
Por coincidência um amigo seu na vida real está jogando tibia e é um roleplayer, você pode revelar sua identidade em off e pode continuar com a sua amizade, mas em in-game seus personagens não se conhecem, por isso não saia dizendo que o conhece e que vai fazer altas caçadas com ele, sem antes conhece-lo em in.

~>Quests

As quests na Langobardis são feitas pelos próprios membros, aqui você deve ter em mente qual o objetivo  e o que você quer que aconteça no final da quest. Pense também nos participantes da quest, não vai mandar três personagens de level oito caçar um elf acanist, pense também no tempo, uma quest demorada vai ser cansativa e ninguém vai querer fazer. Pense no conforto dos participantes e não no seu. Como em um rpg de mesa o mestre (você no caso) planeja tudo minuciosamente, mas as vezes alguem sai do seu trajeto, segue um caminho diferente do planejado. Isso faz parte, não queira forçar o jogador a ir pela floresta por que é ali que tem que ir, deixa ele ir no rio encontrar uma besta e sair correndo pra outro canto, deixa o roleplay acontecer e de acordo com o desenrolar da história o final vai aparecendo. Lembre-se que a melhor quest é aquela que os participantes sentem que fizeram sua parte e que modificaram algo no final da história.
~>Limitando a personalidade
O ideal é que se crie uma personalidade compatível com a Langobardis, mas as vezes o personagem não sai muito compatível, o que não deixa de ser bom, e essa é uma questão muito dificil de tratar, pois pode não ser entendida e muito menos executada. Como disse antes seu personagem tem uma personalidade e ele age de acordo com a própria, mas tem vezes que você tem que abrir mão disso. Suponhamos que existe uma pessoa muito avarenta, muito mesmo e é chegada a hora de pagar o imposto, o dono do personagem não irá pagar pois ele é avarento, considero isso um erro ou uma desculpa. As vezes temos de esquecer algumas das características do personagem visando o divertimento dos outros e o seu próprio.

~>Interagindo
Muitos querem ser o centro das atenções, querem participar de tudo, não ser esquecido em nada, querem ser o melhor roleplayer. Isso é ruim, muito ruim, tenha em mente que você é mais adorado por alguns e menos por outros, em cenas de quests não se entrometa no que não é chamado ou no que não entende, não saia perguntando quem é quem? O que aconteceu? Isso é chato, imagine que a cena está pra ter o desfecho dramático e chega um alguem que nem é conhecido e diz: quem é ele? Não dá, vai estragar tudo. Por isso pense bem antes de agir e de se entrometer em alguma cena. Afinal você nem sempre pode ser o Frodo, o Aragorn ou o Gandalf. As vezes precisamos abrir mão e sermos o Sam, Merry ou Gollum.

~>Bom senso
Outra parte importante da interação é o bom senso. Quando você faz uma ação, não poderá ditar a ação dos outros personagens, isso é chato e deixa você muito restrito no seu próprio mundo, por exemplo, você está jogando futebol com alguns amigos, não saia agindo por você e por seus adversários, algo do tipo < dá um drible e passa por dois, sem ser percebido > ou < se esconde em um arbusto e João não consegue ver, se confundindo acaba caindo em uma armadilha que estava ali >. Esse tipo de ação acaba fazendo com que seu personagem seja taxado de "autônomo" ou chato de roleplayar, podendo fazer com que alguns prefiram não interpretar com você.

~>Promoções
Não tente mostrar mais capacidade que você realmente tem, o que quero dizer é que você tem que saber se é capaz e tem a responsabilidade suficiente pra se promover a cargos alto, como senat ou konig. Você vai acabar prejudicando a muitos se não for capaz de fazer o que é proposto para essas hierarquias. Essas hierarquias são muito mais que ter um look bonito ou ser respeitado pelos demais, elas são as que se sacrificam para a diversão dos demais, por isso, pense antes de se candidatar ou de comprar alguns votos.

----------------

Avançado

Bem... se quer ler isso, prepare-se para ouvir coisas das quais pode não gostar. Fique claro que quem escreveu isso fui eu, Corvolo, não me importo com os créditos, apenas para que não vão reclamar do tom grosseiro, com Auron. Se por acaso entra no seu char e quando encontra um outro char que não é do grupo age como um comum powergamer, se teu personagem é uma inútil copia de você, se você não sente a magia presente no rpg, esteja ciente que você ainda está longe de estar pronto.

~>Interpretação

Quando entrar no jogo, pense como seu personagem, não converse em off com outros jogadores quando estiver interpretando, isso vai te atrapalhar a pensar como teu personagem. Teu personagem não tem uma maneira característica de pensar? Aqui não é seu lugar. Encarne totalmente seu personagem, tenha em mente os acontecimentos passados da vida dele, os sonhos que ele tem, os objetivos e as vontades. Tudo deve combinar harmoniosamente, construindo uma pessoa perfeita em todos os aspectos. Se seu char é malvado, você precisa realmente sentir medo dele quando não o interpreta, se seu char é um incapaz, você precisa realmente sentir pena dele quando não o interpreta. E apenas para fixar: PERSONAGEM!

~> Bom senso

Lembre-se que os novatos estão sempre te olhando, e não você olhando eles. Servirá constantemente de exemplo, portanto se fizer algo ridículo e sem nexo, eles farão igual. Atenha-se sempre a realidade Tibiana, não invente feitiços do alem e nem sair dando pancadas na cabeça dos outros achando que eles são obrigados a desmaiar, não há coisa mais ridículo e infantil do que isso, coisas assim servem como efeitos surpresas e variantes, mas não mais que isso. Lembre-se sempre do conceito dos dados, você pode tentar fazer muitas coisas, mas apenas tentar, há grande possibilidade de você não conseguir, lembre-se disso quando estiver enterpretando. Entenda que teu personagem é um cara normal e não o super-homem, ele não será perfeito, é tua obrigação dar-lhe defeitos, e entendam de uma vez por todas que o que você sabe é diferente do que ele sabe.

~>Magia do Rpg

Faça de todos os instantes que estiver on um momento mágico para quem está perto de você, não espere os outros fazerem algo, seja o rpg. Roleplayar não é ficar plantado na frente da sede rodando os polegares e upando seu magic level. Quer fazer isso? Levante seu traseiro gordo donde estiver sentado, vá para o lado de fora de sua residência, encoste na parede e comece a rodar os polegares exclamando periodicamente palavras mágicas. Não se limite a hitar um minotauro, segure-lhe os chifres, meta-lhe o escudo pelas costelas, derrube-o ao chão com um chute certeiro no abdômen e decepe-lhe a cabeça com seu machado.

~>Ensinar a arte do Rpg

Antes de tudo comece a enxergar o fazer rpg uma arte, traçar vidas em um jogo não é uma brincadeira, é uma arte delicada e complexa, meus conhecimentos sobre os humanos me permitiram fazer um personagem do qual me orgulharei sempre, um barbudo ruivo que aos inocentes parece um mero clichê, esconde por trás de si um emaranhado de sentimentos e psicoses. É isso que precisa ser transmitido, teu char pode ser o mais recluso possível, mas isso não te dá o direito de se isentar de tentar transmitir essa arte para um novato.

~>Maturidade em off

Não se entenda por maturidade idade avançada, mas sim bom senso e saber se relacionar com as pessoas, por mais que o off seja uma maldita praga, quando se vai instruir os demais ou organizar coisas off precisará se utilizar dessa praga. É necessário ser compreensivo com as outras pessoas, é extremamente necessário saber falar com as pessoas e evitar conflitos, afinal, em nenhum lugar nunca esteve escrito que você adentrou a uma comunidade de amigos, estamos aqui pelo rpg, mas lhe garanto que se tiver maturidade suficiente fará ótimos amigos.

~>Liderança

Se chegastes a esse nível de rpg, está mais do que na hora de assumir responsabilidades. Não ouvi direito, por acaso você não quer assumir responsabilidades? Parabéns por ser mais um inútil apêndice da Langobardis. O grupo precisa constantemente de pessoas dispostas a liderar, quem tem condições de fazer isso não deve se reprimir, se negar a liderar seria uma facada nas costas da Langobardis. Quando se atinge a arte do roleplay é mais do que obrigação repassa-la aos demais, por isso a essencialidade de se tornar líder. Liderar um grupo necessita de lábia, precisa fazer as pessoas concordarem contigo em off e precisa de boa interpretação afim de juntar os problemas off em in em uma fantástica interpretação sem fugir do rpg. Ser líder não necessita de tempo disponível, eu fui líder justo na época que tive menos tempo disponível, ser líder necessita de vontade e de ter claro em mente que um grupo rpg não é um grupinho bonitinho de amiguinhos mas sim um grupo rpg. Precisa manter crescente o recrutamento de novos membros, precisa manter constante o caixa Langobardo, precisa manter de pé a guild e a guildhall e o mais importante, fazendo duro e puro rpg. Nunca se preocupe demais pela saída de alguém, graças a mim e os demais pilares desse grupo, mais ninguém é insubstituível aqui dentro. Tenha atitude, não espere decidir qualquer coisa por votação, simplesmente decida e faça os outros obedecerem. Saiba ser justo, atritos entre membros são comuns, nunca deves tomar partido, apenas averiguar o acontecido e com a lábia convence-los de seus erros. Por pior que esteja a situação, nunca admita que está ruim, um líder não pode baixar a cabeça, pois todos estarão olhando para ele quando o fizer, ande sempre com o olhar para as estrelas, é melhor dar passos grandes demais do que falar a teus homens que estão derrotados. Para sintetizar, uma pequena historia que me contaram uma vez: Empunhe sua espada, vista roupas vermelhas e lute frente a todos os teus homens, pois mesmo quando fordes ferido, as roupas não deixarão com que eles vejam o teu sangue.

~>Compromisso

Se esta aqui, não é para ser egoísta. Nos unimos para divulgar a ensinar rpg, nunca esqueça disso quando tiver aprendido, pois assim como você aprendeu, muitos outros ainda necessitam aprender.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dicas para uma melhor interpretação.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TRUQUES E DICAS PARA RODÍZIO DE PIZZAS
» Dicas para a RCC :D
» Dicas para Forno à Lenha
» Dicas para ajeitar o cabelo
» DICAS E TÉCNICAS PARA QUEM TRABALHA COM MASSA PRÉ-ASSADA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: RPG Tibia :: Artigos e Tutoriais-
Ir para: